Translate

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Considerações sobre o futebol (1)

O atacante inteligente.

          Não sou dono da verdade, mas Reinaldo do Galo Mineiro era. Evair, do Palmeiras era. No futebol paranaense, Sicupira era. Aqui, em Antonina, Celso Máscara era. Ficava entre os zagueiros, perturbava e quando, a bola ia sair dos laterais ou dos meias, sempre estava com a bola. Era um atacante que sabia jogar com seu meio-campo e seus laterais. Quem não sabe, nessa função, acaba saindo do time. Os jogadores mais próximos de você, os meias, alas e até o 2º volante, querem que não fique esperando que eles lancem para você, principalmente estando marcado. Querem que você seja opção para receber o passe, isto é, querem avançar mais 15, 20 metros no campo do adversário e precisam que você entenda isso. Eles  querem que você não corra somente depois do passe (eles chamam de centroavante burro, que gosta de "bola podre", que é pra ele e mais dois, três marcadores, afinal, todos ficam sabendo onde a bola vai por causa dele). Eles, os meias, certamente, não lançarão a bola para você e não o acompanharão, pois eles é que terão que correr de lá, atrá da bola, então, eles não irão, afinal, na maioria das jogadas assim, os marcadores irão lhe tomar a bola. Seus companheiros sabem, que dificilmente você sairá dessa sozinho. Portanto,  vai ser obrigado a voltar a bola, pois a defesa adversária já se arrumou e já estará de frente para você, E pior, nas costas de você. Sobra, se você conseguir chegar antes na bola e com certeza estará acossado, é  dar uma de Neymar, tentar o drible contra um e certamente com cobertura e arriscar perder a bola que seu time inteiro lutou para ter a posse. Se você tiver um padrinho como Pelé, pode, caso contrário, se você perder uma ou duas dessas, você estará fora. O treinador começa a pensar no cara que vai entrar no seu luigar, afinal, quando o time perde, quem perde é o técnico. Isso, até aqui, tem a ver com a velocidade da bola e não, a velocidade do jogador, coisa que poucos jogadores atacantes percebem a diferença.
            Veja esta sequência.
    No caso desta sequência, se você sair antes do marcador, com a mesma movimentação, porém, trazendo o meia para encostar para receber e devolver um passe curto ou passando em velocidade receber seu passe ou ainda,  ele lhe devolver a bola para finalizar em um chute frontal. Simples, assim.
            E, aí, saio da área?  Isso. Tome a iniciativa. Se vier um passe longo (20, 25 metros), você vai ter que descobrir o tempo certo que o marcador, principalmente se for zagueiro, irá dar o combate quando a bola chegar em você. Se, o meia ou lateral der um passe curto, você deve ser mais rápido, correr em direção à bola, devolver de primeira para quem estiver de frente e mandar virar o jogo. Acredite,  ele irá largá-lo, pois a bola estará indo para o outro lado e você passará a estar nas costas o marcador. Ele terá que pôr um olho na bola e outro em você. Certamente, ele irá escolher a bola, a cobertura, a diagonal de proteção à zaga. Se for um cabeça-de-área ou um 1º volante, que tenha saído em seu combate, ele só irá acompanhá-lo se você for o Cara, caso contrário, ele irá ajudar no combate ou na cobertura da zaga. E daí, é a hora de se posicionar, antecipar, pois será você quem deverá receber o cruzamento ou o passe que você iniciou a criação, lá do outro lado, quando a bola foi mais veloz que o jogador - você..
  
 IMPEDIMENTO - Regra 11
 NÃO RECLAME SE VOCÊ NÃO SABE A REGRA.
(Ou... Quer cuidar da sua carreira? Esqueça o árbitro)
          Alguns exemplos de como não irritar o árbitro com reclamações (por desinformações às regras do jogo),  que na maioria dos casos, o jogador é premiado com cartão amarelo. Ou vermelho (por falta de educação), ser grosseiro, malcriado e assim, ferrar com seus companheiros que jogarão com um a menos.     

 
  2) Isto é, mesmo que estivesse em condições de jogo no momento do passe (que não é este caso), se impedir ou prejudicar o movimentos do goleiro, estará impedido. NÃO RECLAME!
                3)  No momento do passe, está em impedimento e rápidamente chega na bola e finaliza em "condições legais", estará em impedido.  NÃO RECLAME!
  
Próxima postagem sobre Considerações sobre o futebol, serão abordadas mais situações  da Regra 11 - O Impedimento e da 14 - O Pênalti

2 comentários:

  1. Maravilhosa idéia de montar este blog, aqui já estou relembrando de fatos por mim presenciados e descobrindo coisas não vistas mesmo nos fatos em que estive presente. Eu sei que você tem material para muitos anos de postagens e estou aqui aguardando ansiosamente para devorar tudo que aqui for escrito e mostrado em imagens.
    Parabéns meu grande ídolo Pórvinha, você realmente é o cara, além de um ótimo jogador é uma liderança indiscutível tanto em futebol como na vida, política, social e muito mais.
    Abraços.

    Claudemir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Querido Amigo Claudemir, você continua sendo muito gentil. O que vai fazer esse blog ser importante, é entendermos que nosso olhar sobre o mesmo lance do futebol ou da vida, de ângulos, emoções, interpretações diferentes, é que vai enriquecer cada matéria, portanto, faça-me o favor de comentar, sugerir, corrigir, enfim, ajude a manter a qualidade que eu, apenas, inicio. Lembre, as histórias são nossas e a credibilidade, também. Obrigado pelo Carinho com o qual você sempre me trata. Marcus Porvinha

      Excluir