Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DJALMA SANTOS,  

Bi-campeão do Mundo.

ZEQUINHA, Campeão do mundo em 62 no Chile.

SICUPIRA, o maior artilheiro do Atlético

JAIR HENRIQUE, o craque capelista rubronegro

DIA GLORIOSO NO FUTEBOL DE ANTONINA

                          A.A. 29 DE MAIO  X  ÁGUA VERDE - 1970

    Uma época em que trazíamos qualquer clube profissional às custas de uma caranguejada, de Rio Branco e Seleto a Coritiba, Atlético, Ferroviário, trouxemos o S.C. Água Verde campeão paranaense de 1967 (estes dois últimos, compõem o Paraná Clube de hoje), para um amistoso contra a A.A. 29 de Maio, porém, devidamente reforçada por jogadores com histórias fantásticas em seus curriculuns.  Com Ansula no gol, João Renato, a lenda Djalma Santos compôs a zaga com Paulo Capivara  e o garoto Wagner Chulé. O meio campo com o grande Zequinha (ex-Palmeiras), o craque Jair Henrique e Herbert. No ataque, Zeca (de Lídio), o meu Querido Tico Fayad e Sicupira, o maior artilheiro do Atlético de todos os tempos. Depois, entraram Arildo, Eduir, Munhéque, Pedro Guduva, Vicente, Vitor da Tenco e meu ídolo Celso Másk de goleiro reserva, mas acho que ficou ajudando o grande Porquéco, digo, Seu Francisco Araujo, no banco de reservas, afinal, ele estava muito nervoso por ter dado uma dura em Djalma Santos, pedindo que ele não avançasse muito por causa da idade e poderia complicar a defesa (o velhinho entrou quicando, jogou pra caramba e saiu, no final, assobiando). 
   Jair Henrique disse pra Sicupira e Zequinha:  "Aqui, se não correr, sai! Com Porquéco não tem essa de jogador famoso" e Sicupira: "Correr é comigo mesmo, mas eu quero saber é quantas dúzias de caranguejo vocês arranjaram, por que quem não correr, não come, eu tô avisando!"   O vestiário do 29 tinha uma porta para o salão e o bar e foi lá que o Água Verde se uniformizou, portanto, se via e ouvia tudo. Antes de qualquer jogo com time profissional era uma grande festa. Tinha de tudo, criança tirando foto (me lembro de ter tirado foto com o menino Paulo Broska e sua irmã, junto com seu tio Catarina e essa eu não tenho). Pois, é. A galera comprando cerveja pela janela, Gininho cuidava do bar e pros caras não entrar, dizia: "Hoje que quiser tomar pinga que vá lá no bar do Edésio!"  E, Tico Galho confirmava da janela: "Ali,  pra lá, hóme, pra frente um poco da rua do estêro!"  (acho que esse bar nunca existiu).
O time do 29 teve que trocar as camisas e jogou de azul.
Tico, Djalma Santos, Vitor, Sicupira, Porvinha e Wagner
Herbert, Marcus Porvinha e Tico Fayad
Marcus Porvinha chutando e Djalma Santos no lance, com Wagner na cobertura.  Tião (ex-coxa) e Zequinha (ex-Palmeiras) acompanhando a jogada.
     Marcus Porvinha não jogou no 29? Não jogou porque era o camisa 9 do Água Verde e que na partida fez de tudo com Alex, Orlando, Teteu, Resende, Áli, mas não conseguiu chegar às redes do firme Ansula. Do outro lado, tinha o sargento Pedrinho que militou em Antonina, goleiro do alviverde curitibano que garantiu o zero a zero. (Porvinha chuta essa bola com Djalma Santos dando combate e Wagner chegando na cobertura. Zequinha, vem atrás do Orlando e Ansula só pensando "Ah, se essa bola entra, Porquéco não deixa nem Djalma Santos entrar no vestiário!" O homem era fogo.)
Em tempo, o meu Amigo e Companheiro de grandes jornadas, Paulo Roberto Sabico, um ponta direita que na hora do batismo o padre deu a ele uma carteirinha de nº 7 e disse "Vá ser ponta direita na vida, meu filho!" Pois é, Sabico jogou muito nesse jogo e acabei esquecendo comentar e de escalar a equipe do S.C. Água Verde, que jogou contra o 29 de Maio, assim: Pedro Bueno, Celso Cordeiro, Zezinho, Zé Roberto e Geraldo. Teteu, Orlando e Alex. Paulo Sabico, Marcus e Tião. O técnico era o Capitão Mario Rosseto. Uma semana antes, tinhamos jogado contra o Atlético Paranaense, na Baixada e perdemos de 4 x 3. Paulo Sabico entrou como titular. Bem, o resto ele vai contar...  
                 DJALMA SANTOS E JULINHA (em pé)                                                                                E JAIR HENRIQUE,SICUPIRA E PETRÔNIO GUACHICA (no volante)

 As fotos são do acervo do Amigo vintenoveano Vitor Linhares, o cara que inventou a Pedalada.

     

 
,



5 comentários:

  1. Que boa lembrança essa tua postagem...eu tambem estive nesse jogo, como lobinho, pois os escoteiros faziam a "segurança" do evento. Segunrança nada, a gente se divertiu vendo o jogo. E ainda ganhei um autografo do Grande Djalma Santos, que não sei mais onde coloquei que não acho mais...parabéns e obrigado por me trazer de volta essas recordações tão boas.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Amigo Jef. O objetivo é alcançado quando dou uma "mexida" nas boas lembranças de quem viveu determinado momento e você tem sido muito gentil em comentar. Note, que quem está em pé, atrás do Herbert, é um escoteiro passando. Breve farei uma postagem sobre uma das vezes que o Atlético veio aqui e tem a sede que comento, uma monte de crianças no entre-e-sai e alguns personagens que hoje, como nós, são adultos e bem distante daqueles momentos que não devemos esquecer.

      Excluir
  2. Muito bacana estas momentos vivido por vcs. parabéns

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Luis Carlos. Seu comentário simples e muito gentil, mostra que vale à pena contar o que vi, vivi e não esqueci. Tem muita gente maravilhosa de bastidorex, atletas fenomenais que não foram profissionais, mas que são ricos em talento e excepcionais como figuras humanas. É uma lista interminável de antoninenses que admiro muito. Um Abraço, Marcus Rio Apa

    ResponderExcluir