Translate

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1a. mensagem

  JAMIL FAYAD

Mestres do Futebol

Quem viu não deve esquecer

 

        Garoto de 9, 10 anos de idade, eu ficava atrás do gol de entrada do campo do 29 de Maio para ir buscar as bolas que caiam no mangue cheio de maricás espinhentos, mas privilegiado, pois assistia aos golaços e jogadas incriveis dos grandes times de Antonina dos anos 50. Privilégio de ver Osmair driblando e cruzando pela ponta, Pimenta finalizando de voleio, Celso Máscara com a 10 transformando qualquer lance em uma festa e assim, muitos dos que reverenciarei aqui fizeram coisas inesquecíveis. Entretanto, o meu Mestre da Bola inicia com o melhor deles: JAMIL FAYAD; simplesmente, inigualável.

     O Turco, como Waldemar Garça o chamava, era um meia-direita camisa 8 capaz de fazer um lançamento de 30 metros como Ronaldinho Gaucho ou simplesmente deixar um companheiro na cara do gol com um leve toque, como Deco do Flu. Chutava de fora-da-área com a bola em jogo ou parada com a maestria de um Marcos Assumção. Sem abrir a boca, comandava as equipes em que jogou. como um líder nato, um craque verdadeiro.
      Sua História no futebol poderia ser a de formar o ataque do Santos Futebol Clube em 1957 com Dorval, JAMIL Coutinho, Pelé e Pepe, quando declinou do convite do próprio presidente do Santos Sr Modesto Roma que estava acompanhado pelo presidente do Coritiba, após jogar pela Seleção antoninense contra o Bi-campeão paranaense, o C.A. Ferroviário e ter feito os três gols da seleção antoninense. O motivo? Diz o folclore que estava noivo da queridíssima Dª Tite e também, tinha que cuidar do empório do Seu Jorge, aquele do feijão premiado, lá no Mercado.
      Tive, como poucos, a honra de jogar ao seu lado e ter sido campeão invicto de 1965 pela A.A. 29 de Maio. Por fim, além de meu Mestre, era um grande Amigo.. Saudades!
  




2 comentários:

  1. É isso ai amigo. Saber a história é muito bom, melhor ainda é torna-la publica e é o que vc nos vai propiciar. somente acho que o fundo nao deveria ser tao angelical (azul). Bota cor aí.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. MARCOS NEM SEI POR ONDE COMEÇAR.
    SO SEI QUE TODOS OS DIAS EU ABRO NESTA PAGINA
    E ME ENVOLVO COM O PASSADO TAO PRESENTE NAS NOSSAS LEMBRANÇAS.
    NINGUEM JAMAIS RETRATARIA MEU PAI COMO VOCE O FEZ.
    MUITO OBRIGADO PELA HOMENAGEM .
    DEMOREI PARA AGRADECER , MAS SEMPRE HA TEMPO PARA DIZER QUE QUEM VIVEU NAO DEVE ESQUECER.
    UM ABRAÇO FORTE E QUE DEUS TE ABENÇOE.
    JAMIL FAYAD JUNIOR

    ResponderExcluir